Autoridades e advogados locais estão condenando a decisão do governo Trump de enviar agentes federais de patrulha de fronteira para Boston e outras cidades chamadas “santuários”, nas próximas semanas, para apoiar agentes de Imigração, chamando a mudança de tática de intimidação que poderia prejudicar a segurança pública.
O Departamento de Segurança Interna confirmou, sexta-feira (14), que os agentes de fronteira serão enviados inicialmente à cidade de fevereiro a maio. Essa confirmação seguiu relato do jornal The New York Times que informou que as cidades sob o plano do governo incluem Nova York, Chicago, Boston, São Francisco, Los Angeles, Atlanta, Houston, Nova Orleans, Detroit e Newark.
Entre os agentes que estão sendo destacados estão membros de uma unidade tática de elite que atua essencialmente como a equipe da SWAT da patrulha de fronteira, informou o Times. Embora oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras estejam presentes no Aeroporto Logan e no Seaport District, Boston não abriga nenhum agente de patrulha de fronteira. As estações mais próximas a esses agentes são no norte da Nova Inglaterra, ao longo da fronteira com o Canadá, de acordo com o Departamento de Segurança Interna.